segunda-feira, outubro 25, 2010

continuaçao .....                   Dicas para falar com um deficiente auditivo

Oiiii, uma semana linda pra todos nós...
Hoje vou postar mais 3 dicas de como falar com um deficiente auditivo:

4. Surdo sinalizado geralmente lê os lábios pelo menos um pouquinho. Se você perceber ou souber que o surdo é usuário exclusivo da Libras e realmente precisar falar com ele, fale de maneira simplificada. Ele provavelmente irá te entender e responder como puder (falando oralmente, por sinais ou até escrevendo). Ficar com medo de falar com ele, faz com que ele ache que você tem medo DELE. Surdos não mordem (a não ser que você peça).


5. Surdos oralizados falam oralmente, tal como diz o nome. Achar que todo surdo fala libras também é uma gafe feia. Chegar achando que está abafando porque aprendeu alguns sinais pode ser indecoroso. Muitos não apenas não falam a língua de sinais, como não tem interesse de aprender. Com eles, você pode falar normalmente. Se não entender, ele avisa, claro. A voz dele pode soar estranha pra quem não está acostumado com ela, mas ele sabe disso, fique tranqüilo. Apenas tenha um pouquinho de boa vontade e fique a vontade pra pedir pra ele repetir, caso você não entenda alguma coisa…

6. Não tenha medo de cometer gafes com figuras de linguagem. “Você está me ouvindo” “Nossa, você já tinha ouvido falar nisso?” “Ei, ouve essa..” não fazem um surdo te odiar.

materia completa aqui http://desculpenaoouvi.laklobato.com/

em breve mais dicas.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Volte Sempre.

Paz e Luz!